quarta-feira, 3 de novembro de 2010

L'Observateur - n.º 1- 3.11.2010


Bissemanário Micronacional Francês – n.º 1 – 3.11.2010

EDITORIAL

Comunicar Comunicando Jorge de Bragança e Feitos, Diretor

Os jornais e revistas são o maior cliché do micronacionalismo, logo após o negócio de gerir a micronação. Raramente quem faz o segundo, faz o primeiro. Assim todo o político é por inerência um jornalista.

A maioria dos editores micronacionais deseja alcançar uma perspetiva imparcial, naquele que é um incessante esforço para encontrar o balanço entre a política e o facto jornalístico.

O L’Observateur não pretende ser tão imparcial quanto verdadeiro. O L’Observateur compromete-se em reportar o que observa no Reino de França e nas micronações que lhe estão mais próximas. Defendemos a economia micronaconal, na sua vertente monetarista.

As opiniões dos nossos leitores são vitais. Quem desejar publicar neste jornal, queira contatar a direção.


FRANÇA – ESTADOS GERAIS

AVANÇA A REFORMA CONSTITUCIONAL

Ontem, 2/11, às 20:30, o secretário provisório dos Estados Gerais, Jorge D’Feitos, declarou como aprovada a proposta de alteração constitucional da primeira Ordem Semanal Extraordinária, com quatro (4) votas a favor e nenhum contra..

A proposta agora aprovada foi originalmente apresentada no Fórum pelo Desembargador Real, Daniel Dammski Hackbart. O novo texto dos artigo 43.º ao 46.º, versa sobre o processo da criação de leis, tornando mais clara a intenção do legislador.

Esta foi a 17.ª proposta aprovada pelos Estados Gerais.


FRANÇA – ECONOMIA

NOVO SURTO DE EMPRESAS

Durante as últimas duas semanas, seis (6) empresas foram criadas em França com os mais variados projetos e oferta de serviços.

A Diretriz – Cambio, Viagens e Turismo Inc., do grupo açoriano de Fernando Lencastre de Basto Baharem, no ramo de turismo, Cultura e Atividades Esportivas, assim duas empresas especializadas em heráldica – a Athelie Heráldico, de Marcellus Blandon D´Merlo Et Valois, e o Estúdio Heráldico Micronacional, do cidadão pathrano Rocco Barbosa Pellegrini Logos. Rafael Vale abriu o Hotel Vale, em Paris. Por último, este jornal que o leitor estará decerto a ‘folhear’ esta 6.º empresa, o L’Observateur.

Todas as empresas aderiram ao Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATE), que empresta a fundo perdido o valor das despesas básicas, lançado pelo Governo a 13 de Outubro.

FRANÇA – ECONOMIA

MAISON PHALERISTIQUE ABRE LOJA NO FÓRUM

Umas das mais recentes empresas francesas, a Maison Phaleristique decidiu abrir uma loja no Forum para promover os seus produtos.

Assomando-se de um novo tópico na Praça Pública, a empresa tem vindo a colocar demonstrações do que pode fazer pelos seus clientes na área da montagem de grupos de medalhas para emails.


FRANÇA – ESPORTE

UNIÃO E GLÓRIA VENCE ORLEANS POR 3-1

No passado dia 20 de Outubro, no Estádio União e Glória de Paris, realizou-se o derby Sport União e Glória (SUG) e o Orleans Futebol Clube, com o resultado de 3-1, favorável ao time de casa.

Entre o muito aguaceiro que caiu durante o jogo, este foi primeiro jogo micronacional francês de que há memória, bastante concorrido (2,045 assistentes) e bastante disputado.

O SUG, de Jorge de Bragança e Feitos, e treinado por Umbelino Calvo, jogou em 3-5-2, com Holgren - Calvo, Monteiro, Tunçeri - Vieira Figueiredo, Kernbauer, Sentkowski, Penas, Carneiro - Landwüst, Maranga.

Orleans, do Rei D. Fernando, treinado pelo dinamarquês Klas Carstensen, jogou em 4-4-2, com Gurupi - Velicia, Žagovec, Spanò, Mocci - Correia, Cardeal, Rosa, Serqueira - da Silveira, Vaz.

De acordo com as rádios locais, «tão cedo não nos conseguiremos esquecer do triste espectáculo que, apenas num delírio alucinogénico, pode ser denominado de "exibição"».

O jogo chegou ao fim com o resultado de 3 - 1.

1–0 (42 minutos) Reiner Landwüst; 2-0 (52 m.) Messias Carneiro; 2-1 (57 m.) Gian Paolo Spanò; 3-1 (70 m.) Yaşar Tunçeri.


L’Observateur * Editor: Jorge de Bragança e Feitos * Alvará de Atividade Econômica n.º 12/2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário